sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

PLANOS DE SAÚDE: AS ARMADILHAS DOS PLANOS COLETIVOS.

Planos de saúde mais barato. Quando isso é verdade?
De uns tempos para cá estamos observando que os planos de saúde individuais são cada vez mais raros. Plano individual é aquele contratado entre a operadora e o consumidor. E estão mais raros porque os planos individuais não são vantajosos para as operadoras, afinal, nos planos individuais os aumentos ocorrem somente quando há autorização da ANS e normalmente essas autorizações levam mais de um ano. Em resumo: plano individual não aumenta todo ano, e quando aumenta segue o percentual autorizado pela ANS.
 Já os planos coletivos (planos em grupo) aumentam de preço sempre que os gastos ou utilização aumentar. Se um “companheiro de plano” usar o serviço mais do que você, o gasto aumenta e é repartido com você. Acidente de trabalho? Muitos planos coletivos não cobrem? Rescisão? O plano individual não admite rescisão, já o coletivo... Se não interessar para a operadora, ela desiste do contrato.
Tem outro motivo: os planos coletivos somente podem ser oferecidos por empresas ou associações e sindicatos. Para aderir ao plano, você tem que se associar. Para se associar, deve pagar uma taxa. E lamentavelmente, há um grande número de corretores de planos de saúde “montando” associações e sindicatos. Você é mecânico, mas o seu plano é oferecido pelo “Sindicato dos Cultivadores de Amendoim”. Estranho, não? Um último dado: os pagamentos dos planos coletivos não são controlados diretamente pelas operadoras de saúde. Há sempre um intermediário entre o plano de saúde e a associação / sindicato ao qual você se associou. Entre o consumidor e o plano há pelo menos duas barreiras: a associação / sindicato e a administradora.
E como fica o consumidor? Em muitos casos, não há outro recurso. Deve-se recorrer ao Poder Judiciário. 
Quer saber mais? Leia o artigo da Advogada do IDEC, Joana Cruz disponível em http://ultimainstancia.uol.com.br/conteudo/colunas/54913/a+falsa+coletivizacao+de+contratos+nos+planos+de+saude.shtml
COMPARTILHE:

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado visitar e participar.
Por gentileza, antes de enviar comentários, informe o seu nome e o seu e-mail.